sábado, 31 de maio de 2014

AUTOCONHECIMENTO!

BOA TARDE!!!

Finalmente o sábado chegou! certo?

Para alguns a semana foi ótima, para outros, não tão boa assim, "néh"?

Se a sua semana não foi das melhores, cheia de desafios, imprevistos e dificuldades, sugiro que leia o artigo Resiliência, que poderá ajudá-lo!

Enquanto procurava algum tema para o artigo de hoje, como sempre, dei uma folheada nas revistas e livros aqui...encontrei algumas coisas, porém, gostaria de começar diferente com você, leitor...

Me lembrei de uma dinâmica que fiz, na ETEC (Escola Técnica Miltton Gazzetti de Presidente Venceslau - SP ), orientada pelo professor Antônio Ribeiro, ou melhor dizendo, Prof. Toninho!

Vamos fazer este exercício também???

Então vamos lá...

Uma pergunta antes de começar...
Você se conhece?
- Sabe quais seus pontos fortes e fracos?
- Sabe os seus reais medos?
- Tem convicção de seus sonhos?

Ops..! Wesley, você falou "uma pergunta antes...", porém você colocou 04 (quatro)...SIM!

Foi proposital...pois a pergunta, trata-se do tema deste artigo: "AUTOCONHECIMENTO!"



De acordo com o site Brasil Escola, o "Autoconhecimento segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas."

Entendido o que é o Autoconhecimento, vamos a atividade! Topa?

A pergunta principal é....

VOCÊ REALMENTE SE CONHECE? 
TEM O AUTOCONHECIMENTO?


Então, nesse momento eu te convido a retirar-se da frente de seu computador, noot, tablet, etc. Você precisará posicionar-se em frente a um espelho, diante dele, você irá "bater um papo". Em outras palavras, você tem um encontro consigo mesmo, "vá se conhecer melhor"

Faça isso por aproximadamente 10 (dez) minutos, fale com a "pessoinha" refletida ali, pergunte sobre ela, fale sobre seus sonhos, e seus planos, inclusive os profissionais...

"Vichi!! Wesley...eu nunca parei pra pensar nisso! Nunca pensei em planos profissionais, sempre quis 'chegar lá'!"

Mas e ai? o que é para você "chegar lá"?

Vamos lá...Você tem 10 (dez) minutos, mas se precisar de mais, pode fazer essa atividade como preferir, uns precisam de mais outros de menos....!


PRONTO???

Agora, pegue uma folha e comece a descrever como foi esse encontro, segue algumas questões que o ajudarão...(ou talvez o farão voltar ao espelho)!

- Quem é você?
- O que gosta de fazer? E o que não gosta?
- Quais seus sonhos?
- O que você sabe fazer muito bem? 
- O que precisa melhorar?
- Qual o seu perfil profissional?

Bom...para alguns essas são respostas totalmente fáceis de serem respondidas, porém, existem pessoas que possuem um alto grau de dificuldade para responder!

De acordo com RIBEIRO, 2012, essa atividade tem por objetivo, auxiliá-lo a conhecer-se melhor, e visualizar seus pontos fortes, fracos, sonhos, objetivos, etc.

Mas, qual o motivo dessa dinâmica? 
Simples!

Algumas das perguntas acima, geralmente são feitas ao longo de entrevistas em processos de seleção na maioria das empresas.

E por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não se atem a esse fato, o do Autoconhecimento, não apenas para a vida pessoal, mas também para a sua vida profissional, elas não conseguem visualizar a importância e ao mesmo tempo o impacto que essa rica informação sobre si tem.

É muito importante ter o conhecimento sobre si, essa postura dará a você, não apenas como indivíduo de uma sociedade, mas como um potencial candidato em um processo de seleção, uma segurança muito maior a respeito de seus objetivos, os caminhos a segui-los e principalmente, como enfrentar os desafios que aparecerão ao longo de sua caminhada.

Separei aqui, alguns trechos da reportagem "Personalidades sincronizadas", por Elisa Tozzi, para a Revista Você S/A  que mostram alguns passos para que você possa ir além e começar a conhecer-se melhor, seguem abaixo;

Começar a se autoavaliar cedo ajuda a mapear a personalidade e os pontos fortes e fracos de um profissional. A Autoavaliação se torna ainda mais rica quando começam a surgir as primeiras experiências.

QUEM É VOCÊ?


Perguntas que você deve fazer para se conhecer melhor

1 - Qual é o meu estilo de trabalho em equipe?Prefiro ser liderado ou costumo me colocar à frente de um grupo?

2 - Como eu lido com a pressão por resultadosIsso me instiga a produzir mais ou me deixa travado?

3 - De que modo eu encaro a hierarquia? Prefiro locais com cargos bem definidos ou em que o chefe é acessível?

4 - Como costumo agir quando surgem imprevistos? Consigo me adaptar rapidamente ou sofro para encarar novas soluções?

5 - O que eu prefiro: ser um especialista numa área do conhecimento ou ser um generalista?

De acordo com a dinâmica inicial e artigos estudados, pode-se chegar a uma conclusão que, quando um indivíduo possui um Autoconhecimento bem esclarecido, ele é capaz de desenvolver em si consequentemente autoconfiança e isso certamente abrirá portas para si e também se destacará e fará a diferença em meio a sociedade que convive.


Portanto, procure desenvolver seu Autoconhecimento, entenda que, quanto mais você conhece sobre si, maiores serão as suas chances também de se relacionar com as outras pessoas e se sobressair em um processo de recrutamento e seleção, visto que, ao ser surpreendido por uma pergunta relacionada a si, haverá uma resposta instantânea por conhecer-se interiormente bem.

BOA TARDE!

"Tudo é possível aquele que crer"


Referências
RIBEIRO, Antônio; Atividade em sala no curso Técnico em Administração, 2012. Etec de Presidente Venceslau - SP.
Autoconhecimento; Portal Brasil Escola 
Cronômetro: Canal Gif
TOZZI, Elisa; Você S/A; Ed. 183. 2013 - Personalidades sincronizadas.



Wesley Aguiar
Gestor em Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário