terça-feira, 27 de maio de 2014

DIFERENCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO!

BOM DIA!

....Fala-se tanto no tal "DIFERENCIAL" nos dias atuais, mas, infelizmente algumas pessoas ainda não se atentaram para essa que pode ser a chave que abrirá muitas portas para você!

Segundo o dicionário Luft, "Diferencial" é: Relativo a/ou que indica diferença. e "Diferença" quer dizer; Qualidade de diferente.

Tomando essas informações como base, surge a seguinte questão;

"O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA DIFERENCIAR-SE NO MERCADO DE TRABALHO?"

- Tem sempre levado currículos da mesma maneira?
- Tem levado apenas nos locais onde as vagas são divulgadas?
- Tem esperado cair do céu?
- Tem levantado às 11:00 da manhã para buscar emprego?
- Tem se acomodado?

Enfim, pode parecer brincadeira, mas são muitas as pessoas que se enquadram nos perfis citados acima, espero que você não se encaixe em nenhum deles e caso encaixe-se é melhor mudar a estratégia e traçar novos caminhos para alcançar um novo emprego.

Então como fazer isso? Como ir atrás de um diferencial?

Muitas pessoas tem me perguntado isso, o que tenho a dizer muitas vezes é que além de um currículo bem apresentável e uma roupa oportuna para o momento, tanto da entrega do currículo como quanto para a entrevista de emprego, você precisa ter algum tipo de estratégia ou atitude "DIFERENCIADA". 
Quando mais novo, me lembro até hoje, estava chegando a data do aniversário de minha mãe, porém, eu não sabia o que dar de presente a ela, e pior ainda, não possuía sequer um centavo para isso, eu deveria ter entre 12 e 15 anos aproximadamente. 

Lembro que na época, tínhamos separadas as roupas de "ficar em casa", "de ir pra escola" e também "as roupas de domingo". Naquela época, eu nem imagina o tamanho da necessidade de estar bem vestido, muito menos o que significava a palavra "currículo", só sabia que queria dar um presente para minha mãe!

Naquele dia, esperei minha mãe sair para o trabalho e bem cedinho, tomei um banho, coloquei "a roupa de domingo"  e sai, a primeira loja que entrei, era uma lojinha de esquina que vendia artigos de R$ 1,99. Depois de estar dentro da loja eu pensei; 

"Vixi! E agora? Bom já que estou aqui, vamos lá néh!"

Pedi para a atendente deixar eu falar com o dono, foi ao encontro dele, e desabei a falar:

"Moço, é o seguinte, minha mãe esta fazendo aniversário hoje, mas eu não tenho dinheiro pra comprar um presentinho pra ela!"

Até hoje me pegunto o que deve ter passado pela cabeça dele (pois mudou da cidade a muito tempo), com um garoto ali, na frente dele "com roupa de domingo", deve ter imaginada que eu  fosse pedir algo de graça ou não sei o que. Mas....é ai que entra o nosso tema de hoje...mesmo sem saber eu estava tendo um "DIFERENCIAL". A necessidade de um presente para minha mãe, me forçou a desenvolver alguma estratégia para consegui-lo. 

O dono da loja me perguntou o que poderia fazer por mim, e eu respondi em minha simplicidade;

"Moço, eu queria ver com o senhor, se você não me deixa ajudar na sua loja, limpar, vender, organizar, não sei. Deixa eu trabalhar hoje aqui e depois no fim do dia, ao invés de me dar dinheiro, o senhor me deixa levar um presente pra ela!"

O homem ficou boquiaberto, e hoje, olhando para trás com certeza também fico...mas, encurtando a História, trabalhei aquele dia e ganhei o presente para minha mãe...

Mas não apenas o presente da minha mãe, também ganhei um emprego que era pra ser apenas de um dia, estendeu-se por mais 03 (três) meses, até que o proprietário da loja mudou-se de cidade.

Ou seja, meu "DIFERENCIAL" naquela época, foi a "OUSADIA DE ARRISCAR"

E você? Qual tem sido o seu diferencial??

Já partindo para outro exemplo de diferencial, temos um na Revista Você S/A, segue a matéria;

"Marina Ramiro, de 32 anos, resolveu, planejar uma mudança de emprego e mapeou quais seriam as alternativas. A primeira da lista era a Ericsson. Como não conseguiu o e-mail do principal executivo de sua área, resolveu "ARRISCAR". Marina sabia que endereços de e-mail corporativos costumam conter o nome e o sobrenome da pessoa separados por um ponto ou a inicial do nome junto do sobrenome. Nenhuma mensagem, digitou o nome do possível chefe das duas maneiras, convidou-o para tomar um café e enviou. "ARRISQUEI", diz Marina. A tática funcionou. Depois de 2 horas, Marina recebeu uma resposta que a área de recursos humanos da Ericsson entraria em contato. Quando enviou o e-mail, ela não sabia, mas naquele momento um processo seletivo estava em andamento e eles precisavam justamente do perfil e da experiência que ela tinha.
A "estratégia" de Marina contou com um  pitada de sorte, afinal nem sempre existe uma vaga aberta, mas deu certo."

Em ambas as situações, as estratégias simplesmente foram, ir atrás daquilo que não se sabe se vai ou não dar certo, porém a necessidade (embora em instancias) diferentes, levaram as pessoas a buscarem algo para si e junto a isso, atrelaram seu diferencial.

No meu caso, a necessidade de comprar um presente parta minha mãe, no caso de Marina, a mudança de emprego, porém a estratégia foi, ir até um local onde não se sabia da necessidade de um  novo funcionário.

Assim também pode acontecer com você, descubra o que pode fazer de diferente, como pode atrair os olhares dos empresários para si, quais as manobras profissionais você pode ou não utilizar, lembre-se do que conversamos no artigo; Networking, utilize-o de forma correta e que lhe tragam benefícios, talvez você pode estar perdendo grandes oportunidade por falta de uma estratégia muito bem planejada.


Uma outra coisa é muito importante, existem muitas pessoas desistindo no primeiro "NÃO!" está ai a sua oportunidade de fazer e ter um "DIFERENCIAL!", não desista ou desanime no primeiro não que ouvir, vá em frente, pense da seguinte forma;

"SE DE 10 PORTAS QUE EU BATER, UMA ABRIR, É DESSA QUE EU PRECISO!"

Persevere e como eu sempre costumo dizer, 

"ESTUDE, INFORME-SE, APERFEIÇOE-SE, ENRIQUEÇA SEU CURRÍCULO, PORÉM NÃO O DEIXE PARADO!"

Vá a luta, afinal ainda estamos na Terça-Feira, a semana ainda está começando e talvez a vaga que você tanto quer esta esperando "VOCÊ BATER EM SUA PORTA!"


BOM DIA!

"Tudo é possível aquele que crer"

Referências

Minidicionário Luft, Ed. 20, 2000. p.245; Diferencial / Diferença.
Revista Você S/A, ED. 185, Outubro 2013; Contatos de Primeiro Grau. p. 64


Wesley Aguiar
Gestor em Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com

2 comentários:

  1. Muito bom Wesley, seus artigos estão cada vez melhores.
    Como eu sempre digo aos alunos "nem sempre é possível ser o melhor, mas sempre é possível fazer a diferença".
    Forte abraço
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cibele por me acompanhar e direcionar por meio de conselhos e direcionamentos!
    Abraços!

    ResponderExcluir