sábado, 24 de maio de 2014

PROCRASTINAÇÃO!

....O que seria essa palavra, que a princípio parece algo fictício ou até mesmo difícil de seu compreendido, porém que uma boa parte das pessoas costumam praticar ao longo de seu dia-a-dia.

Como costumo fazer em artigos em que apresento uma ação, não poderia ser diferente, sendo assim, vamos então ao, 'significado da palavra'..."PROCRASTINAÇÃO!"

Segundo o site Wikpédia;


"Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações."


Você percebe que de alguma forma já foi, ou é, um "PROCRASTINADOR"?

Ou melhor dizendo, com certeza você já deixou alguma coisa para fazer amanhã, eu mesmo já o fiz.

Certamente você também já passou, ou passa, por isso. Muita informação, ou muito serviço, porém a falta de organização traz o acúmulo de coisas para fazer, gerando aquela "pilha" de tarefas paradas, e quando você se depara com tais obrigações, o desespero, juntamente com a pressão da entrega, acabam unindo-se com a desmotivação de não conseguir fazer tudo naquele momento, consequentemente aquela sensação de "DEPOIS EU FAÇO!" bate e por fim, as coisas vão se acumulando.

Levando em consideração a "PROCRASTINAÇÃO", ela pode ser considerada um perigo para o seu desenvolvimento não apenas pessoal, mas principalmente profissional, pois partindo do ponto 'organizacional', as pessoas em si, precisam e devem saber 'trabalhar em grupo', pois assim as empresas podem chegar a um 'resultado comum final'. Essa ação é um perigo (principalmente organizacional), pois, quando você deixa algo pra depois, acabará prejudicando alguém, um processo, um serviço ou até mesmo um produto final dentro da organização.


Levando em consideração o que diz Paulo Fernandes, em seu artigo "5 Maneiras de evitar a Procrastinação";


"procrastinar não é nada bom e faz com que a gente não realize nossos resultados na vida.
Não deixe que a procrastinação tome conta da sua vida."

Mas...afinal, como evitar a "PROCRASTINAÇÃO"??



É possível evitá-la, claro que, com muita força de vontade, determinação e organização. Ou seja;

Em primeira instância você precisa ter vontade de se superar e passar por cima do comodismo.
Em segunda instância você deve ter determinação para enfrentar esse comodismo e consequentemente superar-se dia-a-dia.
Em terceira e por última, você precisa mais do que tudo, ser "ORGANIZADO".

Partindo do significado de "ORGANIZAÇÃO", de acordo com o site Dicionário Online de Português; o sinônimo é; "disposto e preparado"

Ou seja, você precisa estar disposto para deixar suas ações em ordem e consequentemente preparado ou melhor dizendo planejado, para executar cada uma delas de forma eficiente ao ponto de conseguir resolver todas elas cada uma a seu prazo. Sendo assim, organização é essencial pois você terá suas tarefas pré-agendadas, de certa forma possui-se a responsabilidade com aquilo que programou anteriormente, e é neste momento que entra a questão da sua força de vontade, determinação e organização.

Diante disso, encontrei alguns artigos com orientações relacionadas a prevenção da "PROCRASTINAÇÃO", seguem abaixo, e ao final deste artigo suas respectivas referências;

  • Organização
  • Defina "micro" e "macro" metas; a melhor maneira de encontrar um equilíbrio é simplesmente definir “macro metas” e “micro quotas”. Seus objetivos devem ser as coisas que você espera conseguir, e suas quotas as coisas pequenas que têm que ser feitas todos os dias para que as maiores aconteçam.
  • Aprenda a se comprometer; Uma das alternativas mais extremas é um aplicativo chamado StickK, que permite que você se comprometa a um objetivo que você deve concluir em um prazo determinado. Outras formas menos dramáticas para alcançar um efeito similar é anotar quando e onde você vai completar uma tarefa (alunos que fazem isso são muito mais propensos a completar tarefas), ou tornar seu compromisso público através da partilha de seu plano com um amigo (por exemplo, enviar um e-mail dizendo “Minha parte do trabalho estará pronta amanhã às cinco horas”). Leva em conta um tempo para emergências, mas não se dê uma semana para terminar uma tarefa quando você realmente precisa de um ou dois dias, no máximo.
  • Divida seu serviço em várias partes.
  • Elimine seus pontos de procrastinação; Observe quais sãos os seus pontos de procrastinação e elimine-os.
    Essas atividades são simplesmente aquelas que você faz quase automaticamente e que terminam atrasando seus serviços.Por exemplo, a alguns meses atrás decidi bloquear alguns sites que eu sempre visitava quando procrastinava. Logo, baixei o programa chamado Cold Turkey e bloqueei sites de redes sociais, e-mail, Youtube, sites de notícia e alguns blogs todos os dias até as 5 da tarde.
    Assim, eu conseguia terminar as minhas tarefas até
     o final da tarde e, como recompensa, eu poderia acessar esses sites depois das 5 horas.
  • É preciso dar o primeiro passo; "O primeiro passo é sempre o mais difícil"
    Essa frase já se virou clichê em alguns livros de auto-ajuda, mas ainda é bastante válido para superar a procrastinação.
    Pois, se você reparar, se a gente não dá o primeiro passo num serviço importante, eles só serão projetos e intenções, nunca se realizando.
    Sei que o mais difícil de tudo é iniciar do zero, porém depois de iniciado, o serviço flui com naturalidade. Portanto, basta um esforço para dar esse primeiro passo e o restante você conseguirá facilmente.
Tomando por base os sentidos reais da "PROCRASTINAÇÃO" e também suas possíveis prevenções, chega-se a seguinte afirmação, tradicionalmente conhecida por todos, mas, uma real tradução do sentido vital de tal sentimento....que frase é essa??? Leia na imagem...certamente você já disse ou ouviu isso...


Coloque em prática tudo isso, sacode a poeira e siga em frente, não pare, organize suas tarefas, defina prioridades e importâncias de execução, assim certamente você conseguirá eliminar as "PROCRASTINAÇÕES" da vida...!

Cuidado, não comece tudo de uma vez...vá fazendo essa reorganização aos poucos, pois assim você não sofrerá um choque de mudanças e cair novamente na "PROCRASTINAÇÃO"...

Enfim, analise as áreas onde você tem "PROCRASTINADO" mas, comece a reformular-se e depois disso, comece a fazer um balanço dos resultados que isso surtirá na rotina de seu dia-a-dia!

BOM DIA!


"Tudo é possível aquele que crer!"

Bibliografia
Procrastinação; Wikpédia
6 maneiras de acabar cientificamente com a procrastinação: Acesso
5 maneira de evitar a Procrastinação: Administradores.com



Wesley Aguiar
Gestor em Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário