sexta-feira, 30 de maio de 2014

FEEDBACK!

BOM DIA!

Créditos da Imagem; RH Portal

  • Você sabe o que é um Feedback?
  • Já recebeu algum Feedback?
  • Gostaria de receber Feedback?
  • Seu Feedback, em relação a sua vida profissional, é positivo ou negativo?
Essas perguntas só podem ser respondida pela maioria das pessoas, após conhecerem realmente o significado da palavra FEEDBACK...sendo assim, como de costume...vamos ao significado da palavra:


Feedback é uma palavra inglesa que significar "dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo."

De acordo com tal definição, fica mais fácil o entendimento dessa palavra tão usada em determinadas mídias ou áreas de atuação. Compreende-se como Feedback, a ação de qualquer pessoa, como resposta direta com em relação a atividade realizada por outra. Vou exemplificar com uma ação básica do dia-a-dia;

Lá em seu local de trabalho, o gerente solicita que toda a equipe elabore uma ação promocional de vendas, vocês se empenham, ligam para os clientes, soltam panfletos, divulgam nas mais variáveis mídias. O resultado dessa ação resulta em um considerável aumento nos lucros da empresa. Como consequência, uma reunião é marcada e todos são elogiados por seus esforços, e ainda mais, o gerente mostra quais foram os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados.
Isso é um Feedback, o gerente deu uma "devolutiva" relacionada aos resultados da ação desenvolvida pela equipe. 

Outro exemplo;

No curso, o professor informa que a sala precisará desenvolver um trabalho em equipe, onde todos deverão; pensar, desenvolver e apresentar um determinado tema (exemplo básico seria o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)). Após as primeiras fases, no momento da apresentação, todos participam e falam sobre o tema proposto, por fim o professor comenta o trabalho em si, o seu desenvolvimento e os caminhos que foram utilizados para chegar a sua finalização.
Esse também é um exemplo de Feedback, dentre tantos outros.

Embora muito utilizado no sentido da palavra "FEEDBACK" na área empresarial, a ação de dar uma resposta ou devolutiva a alguém é muito comum em nosso dia-a-dia, porém em uma forma mais simplificada.

De acordo com Renata Furlan em entrevista ao site RH.com.br;
"é muito importante sabermos a percepção do outro em relação ao nosso trabalho, ao nosso desempenho e ao nosso comportamento"

Ou seja, o FEEDBACK, nada mais é do que uma "visão de fora" com relação as nossas ações.

O feedback dentro das organizações é algo muito importante, principalmente para a equipe em si, pois o mesmo, dará um direcionamento diferente e até mesmo norteará novos rumos a serem tomados e também poderá objetivar a reestruturação do planejamento estratégico dentro de uma empresa.

Furlan explica que, "Para se desenvolverem, as pessoas precisam saber como estão indo, qual a percepção que estão passando para as pessoas ao seu redor. Por isso, no momento do feedback deve ser falado o que a pessoa precisa ouvir e não o que ela gostaria de ouvir."

Percebe-se aqui uma outra vertente do feedback, além de nortear, e dar essa resposta, ele deve ser o mais transparente possível, não basta apenas falar sobre a ação de uma forma que as pessoas simplesmente aceitem, mas sim utilizar uma comunicação direta para que todos os ângulos visuais possam ser analisados.

Uma coisa que deve ser levada em consideração é que, o feedback não é uma via de mão única, assim como com qualquer ferramenta, principalmente se tratando de pessoas, é preciso entender que essa na verdade é uma responsabilidade de mão dupla, surge então o seguinte questionamento;

"Como assim, via de mão dupla?"

Simples, o Feedback pode ser positivo ou negativo!


Mas, antes de prosseguirmos com assunto, é muito importante considerar que "Feedback positivo não é elogio" em seu artigo no site Administradores.com  Sérgio Davi, afirma o seguinte; "Feedback positivo consiste em reforçar comportamentos adequados apresentados pelo liderado e que desejamos que ele repita. E isso nada tem a ver com elogiar o liderado gratuitamente."

É preciso compreender definitivamente que focar apenas nas qualidades, nas vantagens e conquistas de uma pessoa não pode ser considerado um feedback, inclusive, ouso dizer que tal atitude, ao invés de auxiliá-la, poderá "fechar" seus olhos, para suas falhas a serem corrigidas deixando visível apenas as oportunidades e esquecendo-se de possíveis ameaças (ou consequências) em suas ações e/ou atitudes. 

Para Davi "é o feedback positivo que reforça e solidifica o comportamento esperado", ou seja, quando desenvolvido de forma adequada, surtirá o efeito antes almejado em um determinado planejamento ou projeto. E certamente tudo isso partirá da forma certa de comunicação dentro da empresa (leia sobre comunicação no artigo Como fazer uma comunicação assertiva) 



Basicamente o feedback positivo, possui, de acordo com Denise Martins e Mario Nunes, a estrutura abaixo;
Ao dar um feedback para alguém, você precisa esclarecer os motivos de tal ação, e quais pontos principais a serem observados como resultado dessa ação. Em seguida é preciso valorizar o trabalho, fortalecendo assim um outro fator, principalmente dentro das organizações, a motivação. Valorização aqui, pode ser tida também como reconhecimento.
Questione, priorize as ideias e pensamentos das pessoas, nessa etapa, você pode atuar de forma a direcioná-las para um desenvolvimento alto-crítico com relação a atividade executada, questões do tipo;
  • Porque?
  • Pra que?
  • Pra quem?
  • Como?
  • Onde?
Podem auxiliar muito nesta etapa.

Por fim, de acordo com o quadro, é preciso que hajam sugestões e que as criticas, sejam altamente construtivas para o desenvolvimento do individuo, podemos considerar aqui a necessidade da compreensão de que toda crítica, deve sempre vir acompanhada de um bela sugestão, ou seja, não basta apenas criticar, é necessário que se tenha boas soluções a serem atreladas ao que fora antes desenvolvido, para assim levar uma pessoa ou equipe a um desenvolvimento em comum.

Mas...e o Feedbak Negativo?


Pelo que venho conversando com algumas pessoas nos últimos dias, infelizmente esse é o tipo mais comuns em algumas organizações e até mesmo entre as pessoas em si.

Para Giovanna Mandetta, "O feedback é uma arma poderosa, mas que pode ser letal se utilizada de maneira errada. Se o retorno não estiver baseado em fatos concretos e estes sendo expostos, seu resultado pode ser inconsistente."

É precisar saber utilizar muito bem esta ferramenta, pois na maioria das vezes as pessoas a utilizam de forma negativa, surtindo assim um efeito totalmente contrário ao esperado, uma das consequências é uma equipe ou pessoa desmotivada e até mesmo com medo de se comunicar com seus gestores ou entre si.

O que percebe-se quando se afunila o Feedback é que em muitos casos, (MUITOS MESMO) as pessoas não sabem utilizá-lo, o que infelizmente dificulta o sucesso em sua forma de atuação.

Vale lembrar que, entende-se o feedback como um processo a ser utilizado como forma de crescimento para as pessoas envolvidas, pois a sua intenção não é de punir ou prejudicar alguém, ele tem por objetivo a função de, avaliar, diagnosticar falhas, orientar e sugerir mudanças segundo o quadro anterior, citados por Denise e Mario.

Como desenvolver então a habilidade de se dar um feedback eficaz e positivo?


Pelos artigos encontrados, uma das principais ferramentas é a comunicação clara e objetiva, em seguida, é preciso que a pessoa entenda a sua posição como avaliador e a importância de suas colocações, sugestões e opiniões, inclusive suas críticas, que devem ser sempre de caráter construtivo, ou seja, com o objetivo de proporcionar um crescimento em todos os sentidos para aqueles que recebem o feedback!

Como pode-se perceber, o feedback é uma espécie de resposta que deve ser dada a alguma ação ou atividade executada por uma pessoa ou equipe, essa resposta deve sempre ter como função, direcionar as ações e também orientar nas falhas e consequentemente, oferecer sugestões que auxiliarão no desenvolvimento positivo dentro das organizações ou até mesmo no convívio social das pessoas, afinal, o feedback deve ser algo utilizado com constância, assim, tanto emissor, quanto receptor, poderão utilizar a mensagem como forma de aperfeiçoamento. 

Na área profissional você deve ser um profissional que sabe e utiliza o feedback, porém, se você pretende realmente destacar-se no competitivo mercado de trabalho, é preciso fazer muito mais do que isso:

"VOCÊ PRECISARÁ SER UM ÓTIMO PROFISSIONAL E QUE NÃO APENAS UTILIZA, MAS TEM O DOMÍNIO DESTA FERRAMENTA! ENTÃO, MÃOS A OBRA, ESTUDE, BUSQUE CADA VEZ MAIS INFORMAÇÕES E NÃO APENAS ISSO, VÁ ALÉM, TREINE E COLOQUE EM PRÁTICA"

BOM DIA!

REFERÊNCIAS

FURLAN, Renata; RH.com.br
DAVI, Sergio; Administradores.com
MARTINS e NUNES; SCIELO
MANDETTA, Giovanna: RH.com.br 

"Tudo é possível aquele que crer!"

Wesley Aguiar
Gestor de Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com

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