...Nos último dias, em alguns canais de publicações (principalmente no segmento de gestão) tem se falado muito sobre "RESILIÊNCIA", mas afinal, o que seria essa palavra? Qual o seu significado? Porque você deve estar a par de tal conceito?
Como disse na postagem anterior, fiz um apanhado de algumas matérias que tornarão compreendidos os sentidos dessa questão.
Começaremos primeiro pela definição da palavra em si.
De acordo com o site Wikipédia:
"A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico (...) Assim entendido, em 2006 Barbosa propôs que se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades."
Pode-se compreender a "RESILIÊNCIA" como a capacidade que uma pessoa tem, de contornar as situações que atuam de forma contrária a seus planos, seus projetos, etc...E sair deles de uma forma 'melhorada' e conseguirá influenciar o ambiente ao seu redor.
O ser "RESILIENTE" é aquele que consegue, de forma ímpar, passar por tribulações e tempestades e mesmo assim, sair dessa situações "melhor" ainda e tirando proveitos positivos com relação a determinado momento por ele enfrentado.
Como disse no início deste artigo, fiz um apanhado referente ao tema "RESILIÊNCIA", um desses apanhados nos remete ao ano de 2011, quando de forma arrebatadora o Japão foi surpreendido por um dos mais terríveis fenômenos naturais, um 'Tsunami', gerado em sua Costa Nordeste após um terremoto em março de 2011. O evento que ocorreu aproximadamente no dia 11 de março de 2011, deixou milhares de mortos e outros tantos de feridos, sem contar os desabrigados e estragos por todos os lados da costa, de acordo com a reportagem do site G1.com, porém o que pode-se observar é que, apesar de toda a devastação, no mesmo mês, as autoridade e pessoas daquele local, conseguiam aos poucos, timidamente se reerguer, segundo consta informações no portal do Jornal Nacional, apesar das muitas dificuldades, percebe-se que os japoneses, embora marcados profundamente por tal incidentes e conseqüentemente suas perdas, tem lutado para se reconstruir.
Assim, em resumo funciona a "RESILIÊNCIA", geralmente ela faz com que um indivíduo desenvolva dentro de si, a arte de se reerguer ou se superar após situações totalmente adversas, sejam elas de fatores internos ou externos, o que os levará não apenas ter reflexo em si, mas no ambiente ao seu redor, todas as suas ações resultarão em respostas a curto, médio ou longo prazo. Veja um exemplo que trará um entendimento mais afinco do tema;
Você percebe na imagem, que a arvore está em um ambiente aparentemente "normal" porém, após uma adversidade, nesse caso "externa", ela consegue fazer com que toda a sua base sofra o reflexo de sua mudança, flores ao seu redor e consequentemente uma imagem mais atraente, com um olhar diferenciado ao Sol também.
Entende-se também que a "RESILIÊNCIA" parte de um princípio de mudança, para que você possa se adaptar após um determinado tipo de adversidade, seja ele positivo ou não, nesse caso, consideraremos positivas, aquelas mudanças as quais nos propomos e negativas, como aquelas que muitas vezes são "impostas".
Em Dezembro de 2013 a 'Revista Você S/A' tem como tema em sua capa a seguinte manchete; "Mude suas atitudes em 2014", enquanto procurava artigos para o tema de hoje, não havia como deixar de fora tal informação. Sendo assim, segue um trecho da mesma;
"VEJA A OPORTUNIDADE NA CRISE
Mudar a estratégia faz parte de uma trajetória bem sucedida.
Em 2012, o mercado de compras coletivas cresceu abaixo do esperado. Para o Peixe Urbano, foi um ano ruim. 'Fizemos o planejamento de 2012 prevendo crescimento da economia. Com a desaceleração, acabamos com custos maiores do que conseguíamos suportar', diz Julio Vasconcelos, de 32 anos, presidente do Peixe Urbano. Dos 700 funcionários, 200 foram cortados. A operação foi ajustada. O número mínimo para cupons para uma oferta foi abolido. Antes apenas uma oferta era divulgada por dia. Hoje, são milhares. Neste ano, a empresa voltou a crescer. 'Abaixo' Julio diz o que aprendeu com a experiência:
A perseverança é sempre muito importante, porque haverá momentos bons e momentos difíceis. Você tem de 'SUPERAR' momentos difíceis para chegar a momentos bons.
2 - USE O TEMPO A SEU FAVOR;
Pegue só um projeto e invista nele. Isso vai mostrar mais sua eficiência do que se fizer muitas coisas (às vezes malfeitas). Não desperdice tempo naquilo que não é seu expertise.
3 - SEJA ADAPTÁVEL
Às vezes a necessidade é redução do custo; às vezes, aumento de eficiência. Então pense em como gerar inovações que ajudem a empresa naquele momento.
Você percebe que, muito mais do que mudar, os exemplos de "RESILIÊNCIA", exigem dos indivíduos um alto nível de 'adaptação a mudança' e também uma grande dese de 'capacidade de auto-superação'.
Não poderia deixar de fora deste artigo, uma matéria muito interessante sobre superação, que encontrei, na verdade enquanto pesquisava imagem para o artigo, o surpreendente caso de superação de Claudio Vieira Oliveira, leia a matéria publicada pelo portal Bol.com e confira a foto publicada pelo mesmo site.
"Claudio Vieira Oliveira, 37 anos, nasceu com um grave problema genético que o deixou com o pescoço envergado para trás. Apesar disso, ele, que enxerga as coisas normalmente, aprendeu a ler e a escrever usando lápis com a boca, formou-se em contabilidade e trabalha como diretor fiscal no Sindicato dos Contabilistas da Bahia, além de ministrar palestras motivacionais.
O pescoço virado de Cláudio Vieira de Oliveira não foi motivo para ele desistir de uma carreira de sucesso. Aos 37 anos, ele emociona com sua história: "Nasci com braços e pernas atrofiados, acharam que eu não ia vingar e me levaram às pressas para batizar. Houve quem incentivasse meus pais a não me alimentar. Achavam que, além de dar muito trabalho, eu acabaria vegetando", conta em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo"
Particularmente falando, fiquei impressionado com a capacidade de superação deste rapaz, embora tenha todas as dificuldades, ditas como impossíveis de serem superadas, ao invés de ficar lamentando, ele simplesmente resolveu fazer a diferença.
Levando em consideração a "RESILIÊNCIA", nota-se que, juntamente com a 'adaptação' a mudança, certamente proporcionará resultados incríveis, não apenas para si, como falado anteriormente, mas para com todo o ambiente ao seu redor. Porém, vale lembrar que, de acordo com as palavras de James C. Hunter, em seu livro, considerado um dos mais indicados quando fala-se em liderança e relacionamentos "O monge e o executivo", ele diz o seguinte:
"De nada vale aprender bem se você deixar de fazer bem"
Ou seja, não adianta apenas você aprender e entender em si o significado, contexto e até mesmo analisar exemplos claros de "RESILIÊNCIA" e "ADAPTAÇÃO A MUDANÇA", se não estiver disposto a colocar tudo isso em prática.
Como vimos na imagem inicial da árvore, ela se movimentou "DURANTE A TEMPESTADE", ela não parou e simplesmente se deixou levar, percebe-se que o "fruto" de seus movimentos, resultaram na imagem final em uma mudança ao seu redor.
Sendo assim, aprenda a adaptar-se, principalmente no ambiente organizacional, ambiente esse que nos dias de hoje é o que mais sofre com mudanças, na maioria das vezes drásticas, como exemplo (embora muito além, porém que pode dar um suporte de entendimento) da Costa Nordeste do Japão.
Não se acomode, faça a diferença, uma coisa que costumo dizer aos meus familiares, amigos e alunos em sala de aula é o seguinte:
"Aprenda a ver o lado positivo de todas as situações, entenda que para tudo Deus tem um propósito, assim você sofre menos e aprende mais, comecei esse processo a finco em minha vida no início de 2014, e com a graça divina tenho aprendido muito através de cada situação contrária"
E geralmente vou mais além, quando falo que:
"Deus concede grandes batalhas a você, pois o considera um grande guerreiro e com certeza o vê como grande campeão!"
Posso finalizar este artigo, levando em consideração todos os nossos exemplos citados anteriormente com a seguinte frase:
"SOFRA MENOS, APRENDA MAIS!"
SUCESSO!
Bom dia!
"Tudo é possível aquele que crer!"
Bibliografia
Portal Wikipédia
Portal Bol.com
COSTA, José Eduardo.
PUGLIESE, Nataly. Revista Você S/A, Matéria Veja a Oportunidade na Crise, P. 40 e 41.
HUNTER, James, C. O Monge e o Executivo; Uma história sobre a essência de liderança.
Wesley Aguiar
Gestor em Recursos Humanos
CRA; 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário