BOM DIA!
...Começo o dia hoje compartilhando mais uma conquista muito bacana, outro artigo publicado e divulgado essa semana no site de administração Administradores.com.
No artigo faço a indicação de um dos melhores livros que já li após a Bíblia Sagrada....
No livro você encontrará lições do tipo;
- Comunicar-se com diplomacia.
- Formar uma rede de contatos ou Networking
- Tornar-se um orador mais persuasivo
- Ser um líder mais eficaz
- Entre outras informações valiosíssimas!
Resolvi então falar sobre um dos assuntos que mais me facionou no livro, "o poder do nome de uma pessoa!"
Você sabia que seu nome tem um poder muito grande?
Imagine ao longo de uma negociação, você utilizando essa ferramenta para com os negociantes?
Segue abaixo o artigo de minha autoria publicado no site;
Um livro Intrigante, que todos precisam ler:
Como fazer amigos e influenciar pessoas
na era digital, de Dale Carnegie
Um livro que vem auxiliando muitas pessoas principalmente nos dias de hoje! Falando hoje sobre a importância do nome de uma pessoa ao longo das negociações
Esse livro me foi indicado há alguns anos por uma grande professora e amiga, Roseli Fernandes, após a Bíblia, esse tem sido com certeza o responsável pelo desenvolvimento de grandes relacionamentos e sucesso em negócios em minha vida.
Mas...Afinal? O que esse livro tem de tão importante?
Vamos a uma das citações mais fantásticas contida neste livro nele, que segundo meu ver, pode certamente firmar relacionamentos duradouros.
O poder dos nomes!
“Na era digital, nomes são como logomarcas de empresas, identificando não apenas quem é aquele pessoa, mas o que ela representa, gosta e não gosta. É claro que as centenas de blogueiros, tuiteiros e facebookers querem ser ouvidos. Twitter e Faceboock, em especial, fizeram mais do que simplesmentese juntar a uma economia asseada na informação; essas empresas também criaram um tipo de economia, baseada no nome, na qual nós somos conhecidos pelo nome que promovemos para o nome que promovemos para o mundo. Esse tipo de reconhecimento pode, agora, ser monetizado, é claro.
É claro que nosso nome pode ter valor hoje, mas não vamos nos esquecer que saber o nome dos outros pode ser um caminho para o sucesso.
É esse tipo de toque pessoal – colocar o nome das pessoas antes do nome dos produtos e dos lucros.
As oportunidades de ser conhecido pelos outros e de conhecer os outros são dois lados da mesma moeda. Existe a promoção da marca – sua apresentação para os outros -, e existe a formação de um relacionamento – a interação entre você e os outros.
Você pode ser tão bom na formação de relacionamentos que as suas interações com os outros irão criar e sustentar sua marca, Não é viável promover você mesmo ou a sua empresa e deixar de cuidar da formação de relacionamentos. Afinal, fazer negócios ainda é uma pessoa relacionando-se com outra.
Quando se trata de lembrar nome, alguns sacrifícios podem ser necessários. Napoleão III, imperador da França e sobrinho do grande Napoleão Bonaparte, afirma que consegui lembrar do nome de todas as pessoas que tinha conhecido, apesar de seus deveres reais.
Como? Se não ouvisse claramente o nome, ele dizia “Sinto muito, não entendi seu nome”. Então, se o nome fosse incomum, ele pedia: “como se escreve?”.
Neste capítulo do livro, além dessas técnicas iniciais, existem várias outras, porém aqui, ele deixa bem claro a importância de algo “aparentemente” simples, porém que surte grande e consideráveis resultados, principalmente no mundo dos negócios.
Um coisa que percebi e acredito que você também (mesmo que indiretamente), os filme principalmente americanos, todos os personagens, inclusive os mais íntimos, costumam não apenas falar, mas “frisar” os nomes de seus companheiros. Tudo isso com a intenção não apenas de dar uma ênfase no texto, mas principalmente para que as pessoas que estão assistindo, identifiquem-se com o personagem.
Quem nunca se colocou na posição daquele personagem que cairia exatamente bem, de acordo com o momento que você tem se sentindo?
Em meu grupo de amigos mesmo, quando alguém encontra-se muito engraçadinho, costumamos soltar a pergunta:
“Lá vem, dormiu com o “BOZO”??
Entre outros nomes de personagens, como dito na primeira parte do livro, que o nome torna-se também uma marca da pessoa em si.
Por isso o nome de uma pessoa é tão importante quanto imaginamos. Você percebe a reação imediata de uma pessoa quando seu nome é trocado, mesmo que involuntariamente.
De acordo com o livro;
“Está claro que o nome pode ter valor hoje, mas não vamos nos esquecer que saber o nome dos outros pode ser um caminho para o sucesso”
Quando você sabe o nome de outra pessoa, com certeza isso o tornará mais próximo dessa pessoa, consequentemente abrindo portas para você. Ao se comunicar, busque maiores informações sobre aquele pessoa, faça associações, pois assim, essa associação ficará muito mais fácil e prática para você se relacionar.
O livro em si, possui vários conselhos, mas, para mim em particular, esse do Nome é um dos melhores, pois já coloquei e coloco em prática no dia-a-dia, e os resultados são ótimos, mas tudo isso não acontece como que em um passe de mágica, é um processo, ou melhor, um treino, onde depois de algum tempo, as coisas surgirão naturalmente para você.
Finalizamos essa parte sobre nomes, com um trecho do livro que diz:
“Se você quer que os outros se lembrem de você e usem o seu nome, um pequeno investimento é necessário. As pessoas são abordadas por nomes o dia todo – nomes de gente, empresas, marcas, ruas, e lojas. O que vai fazer o seu se destacar? Em boa medida, as emoções que as pessoas associarem ao seu nome
Devemos estar sempre conscientes da mágica contida no nome de uma pessoa, e perceber com quem estamos lidando, e de ninguém mais. É a marca registrada da pessoa. Após o dom da vida, o nome de uma pessoa é o primeiro presente que ela recebe. Quando essa palavra é usada na conversa, a informação que estamos discutindo ou a conexão que buscamos ganha um significado maior.”
Você consegue perceber o quando o nome de uma pessoa tem poder ao longo de uma negociação? É por esse motivo que considero o livro de Dale Carnegie, como um dos melhores que fala em relacionamento humano, considerado um Best Seller. Vale muito apena investir nesse livro para que você passa ter acesso a outras dicas tão importantes como essa sobre nome.
Quando você se relaciona diretamente com alguém pelo nome, a sua pessoalidade acaba se sobressaindo ao longo de uma negociação, seja ela qual for. A princípio essa prática parece difícil, principalmente para aqueles que ainda não se atem a nomes e preferem apelidos.
Falando em apelidos, são muitas as pessoas que gostam e até mesmo preferem ser tratadas por tal, porém, ainda há aquele que além de não gostar, simplesmente detestam.
Partindo também dessa parte e pegando um gancho no assunto, vale trazer isso principalmente para o ramo empresarial, onde muitas pessoas tem o hábito de utilizar pseudônimos (nome fictício) do tipo; “querido”, “querida”, “meu bem”, “florzinha”, “parceiro”, “brother”, “fiote” entre outros, que podem definitivamente acabar com sua negociação. Por isso, busque fazer anotação em bloquinhos, do nome da pessoa. De repente pode surgir a seguinte pergunta:
“Mas Wesley, isso não é chato? Eu anotar o nome da pessoa??”
Eu com certeza tenho um experiência um tanto constrangedora nessa situação, e te responderia da seguinte forma:
“Claro que não, é bem melhor você anotar o nome da pessoa e tê-lo a sua vista, do que simplesmente trocar o nome da atual namorada de alguém conhecido, pelo nome da ex (coisa que infelizmente já fiz), o que você acha? Eu (hoje) prefiro muito mais fazer anotações”
Com enfoque nisso, utilize um bloquinho de notas, assim, além de ter o nome da pessoa, você pode também anotar seu telefone para dar continuidade ao processo de negociação e consequentemente efetuar um “Pós-Venda”¸ assunto esse muito importante após as vendas.
Sendo assim, atente-se para essa valiosa dica de Dale Carnegie, vale muito a pena, digo isso por experiência própria, certamente após ler este livro, você conseguirá der uma “guinada” em sua carreira de forma surpreendente. Quando preparado para um relacionamento, seja ele de negócio ou não, você consegue comunicar-se com as pessoas por seu nome, certamente ela também jamais o esquecerá, o passo inicial é o decorar, mas depois disse, fazendo associações e utilizado outras técnicas descritas no livro, você com certeza aumentará seu nível de influência e negociação, e mais ainda, conseguirá conquistar o apreço das pessoas.
Vale a pena tirar alguns momentos diários e investir nesta leitura, com certeza eu indico, assim como me fora indicado e hoje posso dizer com muita satisfação que este livro é sim, um "intensivão" sobre relacionamentos.
Invista em nome e consolide relacionamento duradouros.
SUCESSO!
Referências
FERNANDES, Roseli. Indicador do livro
CARNEGIE, Dale. Comof fazer amigos e influenciar pessoas.
Pseudônimo: Wikipédia
BOM DIA!
"Tudo é possível aquele que crer"
Wesley Aguiar
Gestor em Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguair.fenix@hotmail.com
Wesley meu "eterno aluno", digo isso não por acreditar que será sempre aluno, até porque já está claro que vc tem muito a nos ensinar. Sinto um orgulho enorme de fazer parte da sua trajetória e ter meu nome citado em um dis seus artigos me deixa especialmente lisonjeada. Sobre o artigo, sem sombra de dúvidas muito bem escrito, o meu conselho aos seus leitores é que conheçam as obras de Dale Carnegie pois isso com certeza se torna um divisor de águas nos relacionamentos interpessoais de qualquer pessoa, devido a forma clara, inteligente e cheia de exemplos facilmente relacionadas com o dia a dia de todo profissional... Realmente vale a pena o investimento. Falando em nomes, me lembro que ele cita que o nome de uma pessoa é o som mais doce que uma pessoa pode ouvir, e acredito muito nisso, nosso nome é nossa referência, é nossa história, é quem somos, ser chamado pelo nome é sinal de respeito e valorização. Eu uso a técnica de associação pra identificar as pessoas e comigo dá muito certo. Parabéns por mais um artigo publicado!! Conte sempre comigo seu benção!!!! Bjss
ResponderExcluir