BOM DIA!
Quem nunca ouviu esse nome?
MARKETING PESSOAL
Mas....afinal, o que quer dizer isso?
Qual a função?
Como isso pode influenciar em uma busca profissional?
Essas questões podem ser respondidas de uma forma bem simplificada pelo site Significados.com, ao definir o Marketing Pessoal, como:
"Uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza."
Ou seja, você pode utilizar e muito o Marketing Pessoal ao seu favor, seja na área pessoal, como (e principalmente) na área profissional, de acordo com a definição acima, ele é uma promoção pessoal, ou seja, uma forma de auto-divulgação. Quando bem utilizada, assim como qualquer outra ferramenta, os resultados podem ser altamente eficazes.
Sendo considerado como uma promoção, para maior compreensão, o Marketing Pessoal está diretamente ligado a sua imagem e logo em seguida a suas atitudes e postura como profissional. Considerando a primeira, pode-se dizer ser como uma produto, quanto melhor divulgado, melhor o interesse pelo público-alvo do produto. Mas considerando a situação em que sua imagem pode ser a simbologia de um produto, e que ela esteja diretamente ligada ao mercado de trabalho, surge então o seguinte questionamento;
Quem seria o seu público-alvo?
Partindo da posição de seu produto como sendo a imagem e que ela esteja inserida no mercado de trabalho, pode-se considerar público-alvo, as empresas para as quias você têm, ou pretende, enviar currículos para candidatar-se a uma possível vaga.
Analisando tais considerações, você percebe o quanto é importante cuidar de sua imagem? E mais ainda, cuidar de como as empresas estão olhando para ela?
Sendo assim, é muito válido cuidar mais de si, buscar informações, principalmente com pessoas mais próximas a você, sobre seu modo de vestir, de se portar, de cuidar-se em geral.
Percebe-se uma quantidade muito considerável de pessoal que infelizmente não tem se atentado para esse requisito tão importante e considerável no mercado de trabalho. Ou seja, ouso dizer ainda que, existe uma quantidade de talentos fora do mercado de trabalho, pelo simples fato de NÃO cuidar e não saber administrar seu Marketing Pessoal. Embora tenho comentado muito isso em sala de aula que, com a quantidade de informação a qual todos nós somos expostos todos os dias, fica quase impossível acreditar, mas isso acontece.
"O marketing pessoal nada mais é do que saber fazer promoção e divulgação próprias, agindo em consenso quando o assunto é esse."
Mas, porque as empresas consideram o Marketing Pessoal, uma ferramenta tão importante e que deve ser sabiamente utilizada pelas pessoas?
Simples....
Porque como esta sendo falando ao longo deste artigo, o Marketing Pessoal, é a Estratégia de "venda" de um produto, na linha mundo corporativo, ele é muito considerado para as empresa, pelo fato de que os colaboradores, de uma certa forma, são diretamente a "cara" da empresa.
Escrevendo sobre isso, me lembrei de um fato que aconteceu recentemente...
Estava em casa, fazendo alguns trabalhos e uma amiga me avisou que alguém havia passado em sua empresa, utilizando o nome de uma importante organização, até ai tudo bem, a preocupação dela estava exatamente ligada ao Marketing Pessoal, que o representante estava 'apresentando' a ela. A pessoa encontrava-se com roupas um tanto amassadas, meio "desleixado". Quando ela me comunicou, uma das coisas que perguntei foi, como ele estava trajado e se este dito representante estava com algum tipo de identificação, um 'crachá' por exemplo. Ela me disse que não! Então, minha atitude logo em seguida foi ligar para a empresa e questionar sobre a "ação" ao qual referia-se o representante. Por incrível que pareça, eles disseram que sim, e que era uma empresa terceirizada que apenas estavam contratados para auxiliar no trabalho de pesquisa.
Eu questionei sobre a apresentação da pessoa e sobre a forma de abordagem, e que as mesmas poderiam denegrir de certa forma a imagem da empresa. Mas a atendente comunicou que eram terceirizados e que podia confiar, passei o telefone para minha amiga e ela prosseguiu com o atendimento.
Particularmente falando, acredito que, independente de ser ou não terceirizados, o que essa empresa deveria levar em consideração, é que este profissionais estavam levando o seu nome, estavam levando a sua imagem diretamente para o público, mas infelizmente nem todas empresas ainda pesam assim, causando uma situação com a que descrevi acima e trazendo desconfiança para seus clientes.
Mas...o que pode ser feito para aprender ou melhorar o Marketing Pessoal?
Já entendida a definição de Marketing Pessoal, vamos então analisar algumas importantes dicas, que selecionei de pessoas e artigos relacionados a este tema, que podem ser utilizadas para auxiliar você em sua performance para com esta tão importante ferramenta.
Para Mario Persona, por exemplo;
Muitas coisas estão envolvidas nisso. Uma boa comunicação escrita e verbal pode ajudar, a rede de relacionamentos que você conquista, a forma como trata as pessoas, as recordações que deixou nos lugares onde trabalhou ou por onde passou. Pense sempre que no caso do marketing pessoal o produto é o ser humano integral, com suas atitudes, preferências, defeitos, virtudes, aparência, habilidades, conhecimento, capacidade de adaptação e tantas outras variáveis que fazem parte de cada um de nós.
Marcia Luz, pontua ainda algumas posturas que auxiliam;
2) Transmita confiança: Você precisa ser aquela pessoa que quando alguém tiver alguma dúvida, olhe para você e saiba que pode confiar na resposta.
3) Tenha visão : Enxergue pequenas possibilidades de mudança que você pode oferecer para que a empresa tenha grandes resultados
4) Tenha espírito de equipe: Ofereça mais, pense em equipe e não individualmente
5) Seja íntegro: Cresça profissionalmente sem passar por cima dos outros e sem deixar que a sua ambição seja maior
6) Apareça : Quando o chefe pedir auxílio apareça, queira colaborar
7) Seja otimista: Não precisa ser como a Alice no pais das maravilhas nem Pollyanna no jogo do contente, apenas veja outras possibilidades.
8) Tenha paciência: Dê tempo ao tempo, saiba esperar sem demorar muito para agir
Edson Rodriguez afirma que;
Todo trabalho de marketing pessoal passa pela forma como as pessoas enxergam você, e isso tem a ver com:
1. A forma como você trata todos à sua volta, sejam superiores, pares ou subordinados;
2. A forma como você se veste, fala, ouve os outros, sua imagem, enfim;
3. A forma como você se comporta, tanto na vida profissional, como na pessoal;
4. O entusiasmo, a confiança que você transmite sobre aquilo que faz.
Diante de todas as informações aqui apresentadas e as outras inúmeras, é fato, quase, ou praticamente inaceitável que uma pessoa não consiga buscar melhorar o modo como as pessoas ao seu redor a enxergam, e consequentemente trabalhar cada vez melhor o seu Marketing Pessoal.
Não poderia deixar de colocar neste artigo também um brilhante vídeo, do programa Fantástico, em que o Consultor Max Gehringer fala perfeitamente sobre Marketing Pessoal;
Apenas complementado, posso dizer que vale muito a pena, você investir constantemente em seu Marketing Pessoal, afinal pode ser ela a chave para a abertura daquela grande porta empresarial que você tem buscado. Lembre-se de tomar muito cuida com seu modo de vestir, agir e postura profissional, isso com certeza influenciará em sua colocação, recolocação ou até mesmo promoção no mercado de trabalho!
Uma frase que gosto muito e que pode ser certeira neste artigo;
A SUA VIDA É UMA GRANDE EMPRESA E A RESPONSABILIDADE DE CONTRIBUIR PARA O SEU SUCESSO OU FRACASSO É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE SUA!
BOA TARDE!
"Tudo é possível aquele que crer"
REFERÊNCIAS
Marketing Pessoa; Significados.com.br
LUZ, Marcia; 8 Dicas para ajudar seu Marketing Pessoal, Administradores.com
PERSONA, Mario; Entrevista Marketing Pessoal
RODRIGUEZ, Edson; Marketing Pessoal
GEHRINGER, Max; Programa Fantástico
Wesley Aguiar
Gestor de Recursos Humanos
CRA: 6-002587
wesley.aguiar.fenix@hotmail.com
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